quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fórum de Dirigentes agora também é uma Associação.

Nasce a ADIMCBA!!!!
Um novo momento do Fórum de Dirigentes
Municipais de Cultura da Bahia


Com quatro anos de existência, o FÓRUM DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DA BAHIA tem muito a comemorar: os índices cada vez maiores de participação de municípios baianos através de seus órgãos de cultura; a participação em importantes atividades que envolvem a promoção cultural em toda a Bahia; o diálogo constante com poder público e sociedade civil; os encontros anuais com os dirigentes municipais de cultura; participação em conselhos; mobilização de prêmios e editais; articulação no processo de conferências, dentre outros avanços.
Avançando no propósito de fortalecimento da Cultura baiana, o FÓRUM institucionalizou- se, passando a ter personalidade jurídica, denominada ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DA BAHIA – ADIMCBA permanente e também instituídos sob a forma de associação.
Este procedimento refletiu os resultados positivos das propostas de políticas culturais oriundas da Secretaria de Cultura da Bahia -SECULT e do Ministério da Cultura -MinC. É notório que, até o ano de 2006, não havia nada de substancial no que se refere a uma articulação no setor cultural baiano. Foi a partir da criação da SECULT como secretaria independente , que se pôde vislumbrar um projeto cultural sólido, inteligente, articulado, partindo do princípio  da descentralização dos recursos e da interiorização das ações. Pode-se constatar, em loco, o surgimento – com vitalidade – de uma nova história da cultura do estado. Foi neste cenário que Desta forma, somos um fórum Estimulado pelas novas políticas implantadas pela SECULT, o Dirigente Municipal da pasta em questão passou a sentir-se reconhecido e convidado a fazer parte da história. Encontros, cursos, conferências, diálogos, videoconferências e outras tantas redes sociais foram se estabelecendo, aproximando, cada vez mais, Município e Estado. E o Fórum se configurou como importante instância de articulação dos municípios na gestão pública da cultura.
Durante esse período, o Fórum de Dirigentes manteve um diálogo aberto com a SECULT e com o MinC, podendo avançar ainda mais no processo de territorialização, ou ainda, interiorização, reconhecendo os 417 municípios em seus 26 territórios de identidade, como autônomos e legítimos

Em cada Encontro do Fórum evidenciava-se o amadurecimento dos atos e propostas de cada Dirigente Municipal presente, ávidos por trocar informações e expor a vitalidade e fragilidades Outro feito marcante em decorrência da criação do Fórum foi o estímulo às prefeituras municipais para nomeação de dirigentes. Desde 2007, o número de profissionais nomeados para a pasta vem crescendo gradativamente.

Atualmente, o Fórum faz parte do Conselho Gestor do Programa Mais Cultura do MinC, programa este que está revolucionando o nosso país com ações concretas, democratizando a distribuição de recursos. Na Bahia, 150 Pontos de Cultura já foram constituídos e mais 50 novos Pontos de Cultura foram convocados. Serão 100 Bibliotecas Modernizadas e muitas outras já implantadas. Vários editais lançados a cada ano.

O Fórum é também integrante do Sistema Estadual de Cultura, apoiando e unindo forças em defesa da aprovação do Plano Nacional de Cultura, do Sistema Nacional de Cultura e da PEC 150.

Pensar na cultura de cada povo respeitando sua pluralidade e singularidade é construir política pública verdadeiramente voltada para o crescimento de uma nação. Que bom que temos um Ministério da Cultura e uma Secretaria Estadual de Cultura comprometidos com Políticas  Acreditamos no Brasil. Acreditamos na Bahia. Acreditamos na Cultura como documento de identidade e emancipação do povo brasileiro. Viva a Cultura! Hoje e sempre.


Normelita Oliveira da Silva

Diretora de Cultura de Ipirá


Presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Culturais da Bahia – ADIMCBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário